14.11.09

Andrea Bocelli "um tenor que a visão não parou"




Ele é um tenor de Ópera clássica. Gravou quatro óperas completas (La bohème, Il trovatore, Werther e Tosca), além de vários álbuns clássicos e populares.
Bocelli tem dois filhos: Amos (nascido em 1995) e Matteo (nascido em 1997). Foi casado, mas está separado da única mulher, Enrica. Bocelli possui glaucoma congénito e já vinha perdendo progressivamente a visão, no entanto, quando tinha doze anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça, e perdeu definitivamente a visão. O ídolo de infância era Eusébio da Silva Ferreira, jogador de futebol português. Quando Andrea Bocelli se tornou famoso, foi Eusébio que o quis conhecer: as posições trocaram-se.
Na infância, Andrea tocava órgão na igreja que se situava próxima à casa, onde ia todos os domingos com a avó. Aos doze anos de idade venceu o prémio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", constituindo a primeira vitória numa competição musical.
Em 1994, Andrea apresentou-se no Festival de San Remo (Festival da canção italiana), ganhando o evento com a canção "Il mare calmo della sera", o que levou ao primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff, cantou no concerto beneficente de Pavarotti em Modena e apresentou-se para o Papa João Paulo II no Natal.

13.11.09

Projecto MECBraille

A UTAD ( Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro) está a disponibilizar um serviço gratuito que permite o envio de uma carta em Braille, o MECBraille.
É de uso rápido e simples. Se quer mandar uma carta a um invisual e não sabe escrever Braille nem tem como realizar a impressão, basta enviar por email aos serviços do MECBraille a carta com destinatário e corpo da mensagem como se envia-se directamente para o seu amigo.

aqui em baixo está a hiperligação para este serviço....

http://www.acessibilidade.net/mecbraille/